Uma das maiores cidades do mundo, é difícil encontrar alguém que nunca ouviu falar em Nova York. A cidade respira moda, cultura, arte e é considerada como a capital financeira do país, abrigando a famosa Wall Street.
A fama da cidade vem de sua versatilidade, é possível encontrar todos os estilos em apenas um lugar, desde locais mais simples a passeios luxuosos.
Os atrativos também são muitos, agradam os fãs de arte, que precisam conhecer a Broadway e assistir seus famosos musicais.
Uma das cidades mais populosas de Illinois, assim como dos Estados Unidos, Chicago fica às margens do Lago Michigan e é lar de pontos turísticos famosos, como o Millennium Park. É lá que se encontra a famosa escultura Cloud Gate, conhecida simplesmente como The Bean, por seu formato.
Além disso, Chicago abriga ainda diversos museus e mirantes.
Que tal combinar essas duas Mega cidades em sua viagem?
Millennium Park. Certamente quem visita Chicago tem pelo menos uma foto no Millennium Park. Mesmo porque é lá onde fica a famosa escultura “Cloud Gate” ou, como é conhecida, “The Bean” (“O Feijão” – afinal, ela lembra mesmo um grande feijão). A obra de arte impressiona, uma vez que seu tamanho é gigantesco e sua arquitetura é bem inovadora.
Navy Pier: Antes de qualquer coisa, um ponto muito positivo de Chicago é que quase tudo fica próximo. Em outras palavras, é bem tranquilo conhecer seus principais atrativos. E, por falar nas atrações imperdíveis, outro ponto turístico que precisa estar no seu roteiro é o Navy Pier. Em linhas gerais, trata-se de um píer de praticamente 1 km de extensão salpicado de opções de lazer. Para começar, o local conta com um parque de diversões com uma roda-gigante bem icônica, de cujo topo dá pra ver o quão bonita Chicago é. Ao mesmo tempo, há um museu 100% focado nas crianças (o Chicago Children’s Museum), com três andares de exposições e atividades divertidas, assim como um teatro ao ar livre, galeria de janelas de vidro, um labirinto sensorial e até mesmo um jardim botânico.
Field Museum of Natural History: Quase 40 milhões de artefatos. Pode parecer um número exorbitante, mas a verdade é que é este o tamanho do acervo do Field Museum of Natural History. As exposições do museu, são um tributo à história natural e às inúmeras civilizações que já existiram. Lá dentro estão os esqueletos de Titanossauro (o maior dinossauro já conhecido) e do Tiranossauro Rex. Este último, inclusive, é o maior e o mais completo esqueleto do planeta. Além disso, prepare-se para se ver frente a frente com uma réplica majestosa de uma tumba egípcia, pedras preciosas, múmias e uma infinidade de outros itens espalhados por mais de 20 alas. Tudo isso em instalações modernas e super tecnológicas.
Skydeck, na Willis Tower: É parada obrigatória na lista de o que fazer em Chicago. Esse foi o prédio mais alto do mundo durante 24 anos. Ele tem mais de 100 andares e 442 metros do telhado ao chão. Se considerar as antenas, então, a altura sobe para 527 metros! Não à toa, é o prédio mais alto da cidade. No 103° andar fica o famoso Skydeck, com um tipo de plataforma de vidro que parece sair do edifício e, por isso passa a impressão de se estar voando. O passeio vale super a pena, principalmente se você gosta de apreciar uma vista incrível de um ângulo privilegiado. Antes de chegar ao mirante, porém, é preciso percorrer um trajeto similar a um labirinto, com painéis e vídeos que visam contar a história de Chicago. Como o Skydeck é todo em janelas de vidro, se possível aproveite para assistir ao pôr do sol dali.
Shedd Aquarium: O aquário é conhecido mundo afora pelo trabalho sério de preservação e reintegração à natureza de espécies ameaçadas de extinção. Outro ponto forte é que ele também resgata e ajuda na recuperação de animais machucados. Ou seja: se você ama bichinhos, não precisa se preocupar, pois eles estão em um lugar seguro e são tratados com respeito por ali. O Shedd serve de abrigo para mais de 30 mil animais marinhos, instalados em aquários enormes e divididos em áreas temáticas. Essas áreas replicam com perfeição ambientes encontrados em diversas partes do mundo, incluindo as águas gélidas do Ártico, propícias para as belugas (ou baleia-branca). Ao caminhar pelo interior do complexo você vai se deparar ainda com tubarões (até mesmo com o raro tubarão-bambu), leões-marinhos, pinguins, peixes e arraias. Além disso, há espaços reservados para reconstruir a base de vida para corais e estrelas-do-mar, cinema 4D (pago à parte) e alguns pontos onde é possível até mesmo tocar em alguns animais. Mas sempre com o acompanhamento de monitores, claro.
Ponte Dusable: A ponte DuSable é uma ponte basculante que atravessa a Michigan Avenue e passa por cima do Rio Chicago. Ela foi construída no início do século XX e fornece passagem para veículos e pedestres em dois níveis. Com 122 metros de comprimento, a DuSable é mais que uma ponte, é um ícone da cidade, onde uma série de eventos do passado da cidade foram comemorados. No entanto, ela só recebeu este nome em 2010, em homenagem a Jean Baptiste Point du Sable, o primeiro residente permanente de Chicago. Ele era um comerciante de origem africana que chegou ao local na década de 1780.
Museu De Arte Contemporânea De Chicago: Fundado em 1967, este é um dos maiores espaços de arte contemporânea do mundo. A coleção do museu é composta por milhares de objetos de arte visual pós-Segunda Guerra Mundial. O museu já recebeu várias exposições notáveis, incluindo a primeira exposição americana de Frida Kahlo. Sua coleção, que inclui Jasper Johns, Andy Warhol, Cindy Sherman, Kara Walker e Alexander Calder, contém exemplos históricos de surrealismo tardio, arte pop, minimalismo e arte conceitual dos anos 1940 a 1970; notáveis obras pós-modernistas; bem como pintura contemporânea, escultura, fotografia, vídeo, e outras mídias. O museu também apresenta dança, teatro, música e artes multidisciplinares.
Lincoln Park: Lincoln Park é o maior parque público da cidade, possuindo quase 500 hectares, e estendendo-se por 11 km ao longo do Lago Michigan. O parque é caracterizado por áreas verdes, praias, áreas de recreação, reservas naturais e portos. As instalações recreativas do parque incluem campos de baseball / softbol, quadras de basquete, campos de futebol e futebol ameriano, quadras de tênis, quadras de vôlei, um campo de arco e flecha, um parque de skate, e um campo de golfe. Há jardins paisagísticos, arte pública, refúgios de aves, o zoológico Lincoln Park Zoo, o Lincoln Park Conservatory, o Museu de História de Chicago, o Peggy Notebaert Nature Museum, o Alfred Caldwell Lily Pool, e o Theater on the Lake com apresentações regulares ao ar livre durante o verão.
Adler Planetarium: Fundado em 1930 pelo empresário Max Adler, o Adler Planetarium é um museu público dedicado ao estudo da astronomia e astrofísica. O Adler foi o primeiro planetário dos Estados Unidos e sja missão é inspirar a exploração e compreensão do universo. O Adler é o lar de três auditórios, extensas exposições de ciência espacial e uma coleção significativa de instrumentos científicos antigos e materiais impressos. Além disso, o Adler ostenta o Observatório de Doane, um dos únicos observatórios públicos de pesquisa ativos.
Washington Park: Washington Park é um aprque público de 1,5 km² localizado ao lado da Universidade de Chicago. Este parque foi o local proposto para o Estádio Olímpico e o local de natação olímpica para a candidatura de Chicago para sediar as Olimpíadas de 2016, que acabaram sendo realizadas no Rio de Janeiro. Nele fica localizado o DuSable Museum of African American History, um importante museu dedicado à história afro-americana, que também possui um jardim de esculturas. O parque sedia diversos festivais durante os meses de verão, incluindo a melhor liga de cricket organizada de Chicago.
Esportes Em Chicago: Chicago é uma das cidades americanas mais importante para os esportes, já que possui times nas principais ligas profissionais do país. Quando visitamos a cidade, aproveitamos para curtir um jogaço de basquete do Chicago Bulls (Leia mais: Basquete: Assistindo a um jogo dos Chicago Bulls) e também uma partida emocionante de hockey no gelo com o time Chicago Blackhawks. Além disso, é possível assistir a partidas de baseball, futebol e futebol americano. Veja mais dicas de como comprar tickets para eventos esportivos nos Estados Unidos neste link. Abaixo, confira os times e os estádios/ginásios onde ocorrem as partidas em Chicago.
BASEBALL:
BASQUETE:
FUTEBOL:
FUTEBOL AMERICANO:
HOCKEY NO GELO:
Chicago Explorer Pass: Com o Chicago Explorer Pass by Go City você pode visitar os principais locais como o Cais da Marinha, Skydeck Chicago ou Museu Field de História Natural, tudo com um passe prático. Desfrute de grandes descontos nas admissões na sua escolha de 2 a 7 atrações principais e excursões em Chicago, e não pague nada no entrada. Conheça no seu próprio ritmo em uma excursão de ônibus em Chicago, ou a bordo de um dos dois cruzeiros pelo lago. Você tem 60 dias para usar seu passe desde sua primeira visita a uma atração.
Estátua da Liberdade e Financial District: Ainda e estonteante, a Estátua da Liberdade não é somente um dos cartões-postais mais famosos da cidade, como de todo o planeta. A atração recebe visitantes do mundo inteiro. Neste dia é possível também incluir: Estátua da Liberdade / Battery Park / Financial District / World Trade Center / Museu do 11 de Setembro / St. Paul’s Chapel / One World Observatory.
Brooklyn Bridge: Uma das pontes mais charmosas e famosas do mundo certamente estaria na cidade de Nova York. A ponte Brooklyn Bridge é cenário de muitas fotos e, inclusive, é considerada um símbolo da cidade nova iorquina. Na hora de definir o que conhecer em Nova Iorque, inclua a ponte na sua lista. Por lá, além dos carros, é possível caminhar pela passarela destinada apenas para pedestres e ciclistas.
Museu de História Natural e Central Park: Não deixe de incluir o American Museum of Natural History na lista. A cidade de Nova York é muito rica em atrações, história e cultura. Por isso, a regra é “bater perna” para conhecer toda a cidade. Não tem como falar de Nova York e não mencionar o belíssimo Central Park, que também deve fazer parte do seu roteiro. Localizado no centro de Manhattan, o parque foi construído artificialmente para ser local de lazer e prática de atividades físicas para os nova-iorquinos. Durante seus passeios em Nova Iorque, não deixe de fazer uma bela caminhada, sentar no gramado e apreciar a paisagem, que é linda durante o ano inteiro. Lá também há lagos projetados, cascatas e até um zoológico!
Rockefeller Center e Empire State Building: Se visitar a cidade no inverno, o belíssimo Rockefeller Center deve estar no seu roteiro, já que ele é um centro comercial muito famoso na cidade. Durante o inverno, o local recebe uma imensa árvore de Natal, além de pista de patinação no gelo. Mas claro, o centro é lindo durante o ano todo. Por isso, não deixe de conhecê-lo. Empire State Building: Ela oferece uma das vistas mais impressionantes de Nova York. A Empire State Building conta com 102 andares e está localizada em um prédio da famosa 5ª Avenida. Inclusive, ela é considerada um dos prédios mais altos do mundo. Aproveite para fazer uma foto com a Big Apple ao fundo.
MoMa e Grand Central: A cidade também é um local que oferece muita história e cultura. Na hora de escolher as melhores coisas para fazer em Nova York, conheça o Museu de Arte Moderna. O local é famoso por abrigar um acervo de mais 150 mil peças, que incluem pinturas de artistas como Picasso e Van Gogh, além de esculturas, desenhos e fotografias. Em Nova York, até a estação de trem é uma atração turística! Além de receber milhares de pessoas todos os dias, a Grand Central Terminal conta com uma belíssima arquitetura e muitos restaurantes. Com mais de 100 anos de existência, ela possui mais de 60 trilhos e 44 plataformas.
Hudson Yards, Edge NYC e The High Line. Sugerimos uma visita ao novíssimo complexo do Hudson Yards que conta com shopping, restaurantes e muitas atrações. Destaque para o observatório EDGE NYC com a plataforma elevada a céu aberto mais alta de Nova York. Após curtir o Hudson Yards, faça a caminhada pelo parque suspenso The High Line construído em uma antiga linha de trem que corta todo o bairro do Chelsea por cima. A caminhada termina no Meatpacking District para almoçar em um dos diversos restaurantes da região ou no mercado gastronômico Chelsea Market com muitas opções para comer bem. Ao lado do Meatpacking fica a Little Island, parque flutuante criado em cima do Hudson River com muito verde e vistas incríveis. Caminhe em direção ao West Village, bairro famoso por servir de cenário de filmes e séries, como Friends e Sex and the City. Conheça o Washington Square Park que é o principal parque da região com o belíssimo Arco de Washington em uma das suas extremidades.
Metropolitan Museum e observatório Summit One Vanderbilt. O Metropolitan Museum, que tem um dos maiores acervos de arte do mundo. Desça a 5ª avenida para curtir as vitrines das grifes mais luxuosas do mundo. A via também é conhecida por abrigar as lojas-conceito da Apple, Nike, da Adidas, da H&M, da Uniqlo e de outras marcas famosas. No final da tarde, visite o observatório Summit One Vanderbilt. É uma das experiências mais incríveis para apreciar a cidade de outro ângulo.
SoHo, Chinatown e Little Italy. Aproveite um dia para conhecer um dos movimentados distritos da cidade. O SoHo, bairro famoso pelos prédios com as escadas de emergência na fachada e pelas lojas no estilo boutique de marcas de luxo. Ao lado do SoHo fica o bairro de Chinatown e também o Little Italy, com vários restaurantes italianos.
Compras em Outlets: Nova York também é um destino para compras. No Jersey Gardens, os turistas contarão com dois benefícios a mais: ele é completamente fechado e climatizado, e não cobra impostos na compra de roupas. Já o Woodbury é o maior de NY, e lá você terá ainda mais opções de lojas de luxo, já que o complexo possui mais de 200 lojas. Quando programar sua viagem para o local, lembre-se de pesquisar quais lojas quer visitar e de usar calçados confortáveis
Esportes Em Nova York: Se você quer viver toda a emoção de uma partida de esportes deve assistir um jogo ao vivo durante sua visita a Nova York, você pode escolher entre beisebol, basquete, futebol americano, hóquei no gelo, futebol e o US Open Tennis.
BASEBALL:
BASQUETE:
FUTEBOL:
FUTEBOL AMERICANO:
HOCKEY NO GELO:
TENNIS
New York Explorer Pass: Com o Go New York Explorer Pass você pode escolher quantas atrações que deseja visitar. Você pode escolher entre mais de 80 atrações, excursões e atividades. Tudo está incluso em um preço acessível. É muito mais barato do que comprar ingressos separados para as atrações em Nova York. O Explorer Pass é um dos passes de desconto que você pode comprar antes de ir para Nova York.