De San Francisco a Portland, essa rota enogastronômica reúne vinícolas consagradas, degustacões memoráveis, adegas cinematográficas, refeições estreladas e paisagens espetaculares entre vales e cordilheiras.
Comece sua exploração pelas fabulosas vinhas de Napa Valley em Yountville. Ao longo desta viagem repleta de degustações, vale pensar em ter um motorista contratado, ou alugar um carro com motorista, ou ainda usar aplicativos de serviço de transporte como Uber ou Lyft. Comece o dia na Domaine Chandon, um dos locais mais bonitos para saborear um vinho no vale. O gramado e o terraço oferecem paisagismo natural, repleto de carvalhos nativos, um ambiente ideal para relaxar ao sol enquanto aprecia a seleção de vinhos espumantes. Parta de Yountville para uma curta viagem a St. Helena, passando por famosas marcas de vinhos como Cakebread Cellars e Rutherford Estates, no caminho para a vinícola V. Sattui Winery. Além de ter três salas de degustação, a V. Sattui oferece uma confeitaria artesanal, com uma seleção de frios de sua própria salumeria e mais de 200 queijos. Combine essas iguarias locais com a seleção de vinhos da V. Sattui e mais de dois acres de espaço ao ar livre, e você estará pronto para desfrutar do melhor piquenique de Napa Valley. Antes de partir, aproveite a oportunidade para fazer um passeio autoguiado e explorar os jardins da propriedade e adegas subterrâneas.
Após o almoço, volte para Napa para outra visita imperdível: a vinícola Opus One Winery, em Oakville. Entre exuberantes vinhedos e o espetacular gramado, o prédio da Opus One se ergue gradualmente na paisagem, mergulhando os visitantes num deslumbrante cenário. É necessário agendar, escolhendo pelo tipo de visita: Estate Tour & Tasting (passeio pela propriedade e degustação), Library Tour & Tasting (passeio pela biblioteca e degustação) ou uma degustação, que inclui uma taça de cerca de 120 ml da safra atual na imponente sala dos sócios ou no terraço com vista para o vale.
As opções gastronômicas são abundantes em Napa Valley, mas não perca o The Restaurant at Auberge du Soleil, conhecido como o primeiro restaurante sofisticado do lugar e estrelado 13 vezes consecutivas pelo Guia Michelin. Ingredientes locais, vistas espetaculares e uma seleção de vinhos inigualável será a combinação perfeita para um jantar do qual você lembrará por muito tempo. Restorno ao hotel e hospedagem.
Termine a sua experiência em Napa Valley no estilo “luxuoso vintage” com um jantar a bordo do Napa Valley Wine Train (Trem do Vinho de Napa Valley). Viaje em vagões de 100 anos ao longo de 58 quilômetros do centro de Napa até St. Helena, ida e volta, parando nas famosas vinícolas ao longo do caminho. Para combinar sua requintada refeição com vistas panorâmicas, escolha o vagão elevado do Vista Dome, com janelas especiais que aproximam a paisagem. Retorno ao hotel e hospedagem.
Divida o restante de sua viagem até Redding com uma parada na vinícola New Clairvaux Vineyard, localizada na pequena cidade de Vina. O histórico lugar é um destino único – lar de monges trapistas-cistercienses, uma ordem com uma história de produção de vinhos que remonta a quase mil anos. A visita à sala de degustação é imperdível, mas vale passear também pelos terrenos tranquilos e conhecer a igreja, a capela e a livraria. Depois de fazer check-in no seu hotel em Redding, saboreie um jantar saudável na Cattlemens Steakhouse, um restaurante de propriedade local que serve carne fresca e cortada à mão.
A uma curta distância de Redding, você encontrará a vinícola Indian Peaks Vineyards, na cidade histórica de Manton. Visite a sala de degustação para provar a seleção completa de vinhos local, terminando com uma trufa de chocolate amargo e o exclusivo vinho “Donna’s Dessert”. Volte para Redding para uma visita à vinícola Moseley Family Cellars, onde poderá provar e aprender sobre os vinhos – eles adaptam a experiência de degustação ao seu nível de conhecimento sobre vinhos. Faça reserva para o jantar no Moonstone Bistro, uma joia escondida que se concentra no uso de ingredientes frescos, sazonais, orgânicos, locais e sustentáveis. Check in no hotel em Redding e hospedagem.
Continue explorando o belo Rogue Valley, com uma visita ao vinhedo Del Rio Vineyard Estate, localizado nos arredores da pequena cidade de Gold Hill, no Rogue River (rio Rogue). Sua sala de degustação fica em um hotel histórico e inclui uma área de piquenique ao ar livre com vista para as vinhas. Faça um peculiar passeio extra antes de voltar a Grants Pass para visitar a House of Mystery (Casa do mistério) na Oregon Vortex. A casa está situada no que há rumores de ser uma espécie de “redemoinho de força”. Ela fará com que você questione tudo o que vê, talvez até sua própria altura. De volta a Grants Pass, almoce na vinícola Schmidt Family Vineyards, nas aconchegantes e elegantes salas de degustação. A comida é preparada na hora e inclui ingredientes sazonais das hortas da vinícola. Tire um tempo para saborear a seleção de vinhos tintos, brancos, rosés e de sobremesa.
Após o almoço, visite a Wooldridge Creek Vineyard, Winery, Creamery & Charcuterie, uma vinícola totalmente orgânica, com vista para Applegate River Valley (Vale do rio Applegate). Saboreie vinhos artesanais com queijos e carnes frios, todos produzidos no local. Há locais para se sentar em todas as estações, seja nos jardins e no pátio, sob a sombra das árvores ou perto do fogo. A fazenda também abriga cabras–anãs, galinhas, um miniburro e um minicavalo, entre outros animais. Uma ótima opção para um jantar é o River’s Edge Restaurant, localizado às margens do Rogue River e que oferece um menu de ingredientes locais. Chegue no fim da tarde e veja o pôr do sol sobre o rio e as colinas circundantes. Chegada a Grants Pass check in e hospedagem.
Continue sua jornada para o norte até Eugene, localizada no extremo sul do Willamette Valley (Vale do Willamette), às margens do Willamette River (rio Willamette). Esta pitoresca e animada cidade oferece uma mistura de artes, cultura, atividades ao ar livre e restaurantes. Para desfrutar de uma experiência culinária excepcional, jante no Grit, localizado na histórica Shamrock House, que serve um menu inspirado em produtos locais. Eugene tem uma variedade de vinícolas, e seu dia deve começar com uma visita à Silvan Ridge Winery, famosa por seus excelentes pinot noir e pinot gris de Willamette Valley, bem como por outros varietais de microprodução do Rogue Valley. A propriedade inclui uma torre de relógio e um anfiteatro dignos de foto, com degustações no pátio ou ao redor da lareira interna.
A uma curta viagem da Silvan Ridge fica a vinícola Sarver Winery, que produz pequenos lotes de vinhos regionais, incluindo pinot noir, pinot gris e chardonnay. Desfrute de uma degustação com queijos gourmet, patês, salames e pães assados na hora, enquanto aprecia o espetacular vale ao redor. Volte para Eugene e explore o shopping center 5th Street Public Market e suas lojas e restaurantes de propriedade local. Para saber um pouco mais sobre a cultura, visite o Museum of Natural and Cultural History (Museu de História Natural e Cultural) ou o Jordan Schnitzer Museum of Art (Museu de Arte Jordan Schnitzer) antes de fazer a viagem de 30 minutos para a vinícola King Estate Winery para o jantar.
Uma das maiores vinícolas orgânicas do mundo, esta bela propriedade também tem 12 hectares de hortas e pomares orgânicos, incluindo uma plantação de lavanda. Chegue cedo para poder passear e aproveitar uma degustação antes do jantar. O imponente restaurante do hotel combina os vinhos com ingredientes locais – o menu gourmet inclui vegetais, frutas, ervas e flores cultivadas na propriedade. É uma experiência gastronômica memorável, com vista para paisagens igualmente surpreendentes. Hospedagem em Eugene.
Siga para o coração do Willamette Valley até Newberg, para jantar no The Painted Lady, um encantador restaurante que serve alimentos da fazenda à mesa, localizado em uma casa vitoriana em um bairro tranquilo, a poucos passos do centro da cidade. Depois de um dia de viagem, você apreciará o menu a preço fixo baseado em carnes frescas e locais, frutos do mar, vegetais orgânicos e vinhos premiados, todos servidos na sofisticada, porém acolhedora, sala de jantar.
Sua excursão a Willamette Valley continua em Dundee na vinícola Erath Winery, uma das pioneiras da cena do vinho de Willamette Valley e uma das principais produtoras de pinot noir há mais de 40 anos. A degustação na Erath oferece pinots clássicos de Oregon, além de vistas dos arredores do Jory Hills. Para um almoço saboroso e descontraído, visite o Red Hills Market, também em Dundee. Aqui você pode conhecer agricultores locais, chefs e produtores de vinho enquanto procura produtos de fazendas e vinhedos locais. No mercado você pode experimentar um menu de origem local, artesanal. Dá pra matar a fome ali e também levar produtos para viagem. Que tal fazer um piquenique na próxima vinícola a ser visitada? Apenas certifique-se de que ela permite a entrada com alimentos de fora que serão consumidos ali.
Do outro lado da rua do Red Hills Market fica a vinícola Argyle Tasting House, com degustações de vinho espumante, riesling, chardonnay ou de seleções de pinot noir realizadas tanto em um ambiente interno intimista como ao ar livre. Outra vinícola próxima é a The Four Graces, cujo nome é uma homenagem às filhas dos fundadores originais. Nicholas, o filho dos fundadores, é conhecido como “Keeper of the Four Graces” (Guardião das Quatro Graças), e seu nome aparece numa reserva de pinot noir. A pitoresca sala de degustação fica em uma fazenda histórica, e os visitantes podem também passear pelo vinhedo de demonstração e fazer um piquenique acompanhado por vinhos Four Graces. À noite, faça uma curta viagem até Dayton para jantar no Joel Palmer House – o nome se refere ao construtor da casa, Joel Palmer, cofundador da cidade de Dayton em 1848. O cardápio é baseado em cogumelos silvestres e trufas, que são combinados em receitas de família com outros ingredientes cultivados localmente. Naturalmente, a cozinha é complementada por vinhos locais de Oregon. Hospedagem em Newberg.